No Blog

terça-feira, 2 de abril de 2013

Tanışma - Conhecendo alguém

 Durante as apresentações e cumprimentos, os turcos usam duas formas bastante populares, uma, onde falam tudo no plural (jeito polido, educado) e outra mais informal. Fora todas as variações de comprimentos e saudações, assim como acontece em todas as línguas. Vamos aos exemplos:
Forma Educada:

Ana: Merhaba. (Oi)
Maria: Merhaba. (oi)
Ana: Benim adım Ana. Sizin adınız ne? (Meu nome é Ana. Qual é o seu nome)
Maria: Benim adım Maria. (Meu nome é Maria)
Ana: Memnun oldum. (Muito prazer, numa tradução literal algo como estar satisfeito).
Maria: Ben de memnun oldum. Nasılsınız? (algo como o prazer é meu também. Como vai você?)
Ana: Teşekkür ederim, iyiyim. Siz nasılsınız? (Obrigada, eu estou bem. Como vai você?)
Maria: Ben de iyiyim. Teşekkür ederim. (Eu também estou bem. Obrigada)
Ana: Nerelisiniz? (De onde você é?)
Maria: Ben Ispanyalıyım. Siz nerelisiniz? (Eu sou espanhola)
Ana: Ben Brezilyalıyım.

Obs.: Normalmente o adjetivo pátrio é formado colocando-se o sufixo "lı, li" ao final do nome do país, mas para alguns países há uma forma mais econômica de se falar:

Ülke (País)                 Milliyet (Nacionalidade)
Afganistan                  Afganistanlı - Afgan
Almanya                    Almanyalı - Alman
ABD (EUA)              Amerikalı - Amerikan
Bulgaristan                 Bulgaristanlı - Bulgar
Fransa                       Fransalı - Fransız
Hinsdistan                  Hindistanlı - Hintli
Ingiltere                     Ingiltereli - Ingiliz
Ispanya                     Ispanyalı - Ispanyol
Italya                         Italyalı - Italyan
Japonya                     Japonyalı - Japon
Kazakistan                Kazakistanlı - Kazak
Kırgızistan                 Kırgızistanlı - Kırgız
Macaristan                Macaristanlı - Macar (Hungria)
Moğolistan                Moğolistanlı - Moğol
Polonya                    Polonyalı - Leh
Rusya                       Rusyalı - Rus
Sırbistan                   Sırbistanlı - Sırp (Sérvia)
Yunanistan                Yunanistanlı - Yunan (Grécia)



Nenhum comentário:

Postar um comentário