No Blog

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Pronomes Interrogativos

1.
Nasıl - Como
Nasılsın? (Como você está? Como vai você)
Nasıl gidiyorsun? (Como você está indo?)
Nasıl Türkçe öğreniyorsun (Como você está aprendendo turco?)

Observação: Como responder ao "Nasılsın?" . Alguns exemplos:
Çok iyiyim (muito bem)
Iyiyim (bem)
Şöyle böyleyim (mais ou menos)
Fena değilim (não estou mal)
Çok kötüyüm! (Eu estou muito mal)
Hastayım (Eu estou doente)
Yorgunum! (Eu estou cansado)
Açım! (Eu estou com fome)

2. 
Ne - o que
Ne kadar? (Quanto custa?)*
Ne oldu? (O que aconteceu?) 
Ne dedin? (O que você disse?)
Ne haber? (Quais são as novidades?)
Ne var, ne yok? (Outra forma de se perguntar como vai a pessoa)

3. 
Kim - quem
O kim? (Quem é aquele, Quem é ele?)
Kim geldi? (Quem chegou?)
Öğretmen kim? (Quem é o professor(a)?)

4. 
Kaç
Kaç tane? (Quantas unidades?)
Senin telefon numaran kaç? (Qual seu número de telefone?) 
Kaç para? (Quanto custa?)
Kaç Lira? (Quanto custa?)
Saat kaç? (Quantas horas?)

5.
Ne Zaman - Quando
Ne zaman gidiyorsun? (Quando você está indo?)
Türkye'ye ne zaman geldin? (Quando você chegou na Turquia?) 

6. 
Nerede -  Aonde
Kalem nerede? (Aonde está a caneta)
Nerdesin? (Aonde você está)
Televisyon nerde? (Aonde está a TV?)

7. 
Nereye -  Para onde
Nereye gidiyoruz? (Para onde estamos indo?)
Bu otobüsü nereye gidiyor? (Este ônibus esta indo para onde?)

8.
Neresi -  Onde
Burası neresi? (Onde é aqui?)
Şurası neresi? (Onde é ali?)
 
9. Nerelisi - De onde
Nerelisiniz? (De onde você(s) é(são)?)
Nerelisin? (De onde você é?)

9. 
Hangi/Hangisi - Qual
Hangi kalem senin? (Qual é sua caneta?)
Hangisi istiyorsunuz? (Qual destes você quer?)
Hangisi daha güzel? (Qual destes é mais bonito?)



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário